terça-feira, 29 de julho de 2014

Greasers

Os greasers eram compostos basicamente pela juventude operaria da decada de 50, ou seja por pessoas de classes menos previlegiadas.

Estes eram vistos quase sempre em grupos, que logo passariam a ser denominados pelo publico geral como gangs.

Por certo, rapidamente se tornaram populares na sociedade, porem nem sempre de maneira positiva.

A denominação Greaser surgiu, devido ao estado que sempre se encontrava o cabelo de seus integrantes, sempre "lubrificados".

Normalmente os cabelos sempre estavam envoltos em brilhantinas, cremes, pomadas ou outros liquidos viscosos não muito convencionais, como por exemplo oleo de oliva, vaselina ou parafina.

Grande parte dos greasers trabalhavam em postos de gasolina ou mecanicas de autos.



Este estilo foi imitado por muitos jovens não associados as gangues, como uma maneira de expresar rebeldia, daí a grande difusão desta imagem do cabelo(topete)engomado, calça jeans (que inicialmente era uma calça de trabalho apenas) e a popular T-shirt.

O termo greaser reapareceu décadas mais tarde, como parte de um revival da cultura popular da década de 1950, isso poder ser visto em um montante de series de TV e filmes como American Graffiti, Cry Baby, Revanche Rebelde, Grease(no tempo da brilhantina), Happy Days, Batom no colarinho, The Outsiders, The Wanderers e American Hot Wax entre outros.

A foto abaixo foi retirado do filme The Wanderers



Até a próxima hehe !



Nenhum comentário:

Postar um comentário