quinta-feira, 31 de julho de 2014

Os 50 anos e a rebeldia !

OS ANOS 50 E A REBELDIA

 Os anos 50, historicamente , foi considerado, como uma época que todos estavam vivendo a fase pós-guerra , o que ocasionou a escassez dos bens de consumo .
A Juventude dos anos 50, inicia seus movimentos de contestação direta, através de um comportamento, uma juventude em formação, que tinha a ânsia de liberdade.



 A indústria do jeans , começava a crescer, e a juventude se sentia massificada mesmo, pois todos usariam o mesmo estilo de roupa. Mas seria através dessa massificação , que o ideário rebelde passa a ser construído.
A busca é pela identidade que se pode criar através dessa massificação, onde se inicia a representação do Jovem Rebelde.



 No cinema , Marlon Brando sugeria um visual displicente no filme "Um Bonde Chamado Desejo" (1951), transformando a camiseta branca em um símbolo da juventude rebelde que na época da alta costura lança um visual mais “largado” como contestação do que lhes era imposto, e no Filme de Wild One (1954) , mostrando a rebeldia  da juventude fundamentada  em ter uma gang, usar jaqueta  de couro e andar de  motocicleta que seria a marca registrada da rebeldia 50´s . Já na Inglaterra, alguns londrinos voltaram a usar o estilo eduardiano, mas com um componente mais agressivo, com longos jaquetões de veludo, coloridos e vistosos, além de um topete enrolado. Eram os "teddy-boys”.



 A Música foi o principal instrumento, que revolucionou toda essa geração rebelde dos anos 50.

 O rock and roll surge nos Estados Unidos da América no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes em sua maioria em gêneros musicais afro-americanos, e rapidamente se espalha para o resto do mundo. A juventude dos anos dourados adotou o rock and roll como estilo musical e elegeu grandes ídolos como Johnny Burnette , Eddie Cochran , Gene Vincent entre outros .





 Elvis Presley , foi um músico que teve grande importância e deu um pontapé para que o rock n roll pudesse alcançar jovens de todas as classes e principalmente porque brancos e negros estavam gostando da mesma coisa, uma grande abertura para época .




 O que poderia resumir a rebeldia desses jovens é a busca por identidades. Logo, a construção da rebeldia reside nessa busca por identidade através de meios altamente tradicionais.

                                                                       Contribuição : Bruxa Zn

Nenhum comentário:

Postar um comentário